HOME | BLOG | TAPETES PARA SALA: SAIBA COMO ESCOLHER E INSPIRE-SE.

TAPETES PARA SALA: SAIBA COMO ESCOLHER E INSPIRE-SE.

Postado em: 17/03/2020

Algo tão simples quanto repensar os tapetes para sala já pode dar um novo ar ao ambiente. Essas peças demarcam, colorem e deixam o espaço mais aconchegante, por isso são perfeitas para quem quer repaginar e dar personalidade aos cômodos da casa. Principais regras para escolher os tapetes para sala

Existem muitas variáveis que podem ser consideradas na hora de selecionar tapetes para sala: o tamanho da peça e do ambiente, o material, a estampa, o formato.

Tamanho de tapetes para sala

E aí, será que é melhor comprar um tapete grande para sala ou um tapete pequeno? Para começar a sua busca do tapete ideal para sala, o primeiro passo é ter as medidas do ambiente em mãos. O segundo é saber que os especialistas recomendam que os móveis fiquem em cima do tapete, pois assim se delimita e ganha espaço.Se seu ambiente é amplo, pode apostar sem medo em um tapete grande para sala. Porém, isso não quer dizer que cômodos menores devam ser ocupados por tapetes pequenos. Quanto maior a peça, mais ela engrandece o espaço, mas lembre-se sempre de ter as medidas para ter certeza que seu tapete grande para sala caberá onde pretende colocá-lo.No caso de salas de jantar, é essencial também pensar no espaço para movimentação das cadeiras. Entretanto, os tapetes pequenos ainda têm, sim, seu valor. Eles podem ser muito bem aproveitados caso queira valorizar algum item específico ou um cantinho especial.

Formatos dos tapetes para sala

Para salas de estar e de TV, profissionais recomendam tapetes para sala quadrados e retangulares pois esses formatos ampliam e definem o espaço. Outra dica é colocar os móveis acima deles, o que valoriza a potência do cômodo.Já na sala de jantar, a escolha do formato do tapete depende do formato da mesa. Para deixar mais descontraído, o indicado é que as mesas redondas sejam combinadas com tapetes quadrados e as mesas quadradas com tapetes redondos. Já as mesas retangulares ficam com os tapetes também retangulares.

Estampas dos tapetes para sala

A dica para escolher tapetes para sala estampados é pensar na harmonia do ambiente e em quais cores para sala foram escolhidas. O tapete para sala listrado é muito procurado e fica bem em ambientes mais neutros, onde se torna o ponto focal.Porém, mesmo em locais que já contam com outros padrões de estampas, o tapete para sala listrado pode ficar bonito, depende apenas das combinações. Se as estampas contarem com azul, por exemplo, o mais seguro é optar por um modelo de tapete que também siga essa paleta.O geometrismo também está na moda em tapetes para sala. Em espaços grandes, o geometrismo grande é o ideal, já nos espaços pequenos, é melhor escolher um modelo de tapete com estampas geométricas menores.Para misturar geometrismos e outras estampas, serve a mesma regra dos tapetes listrados. Eles não devem ser iguais, mas coerentes de alguma forma. Portanto, escolha um modelo de tapete que têm algum tipo de vínculo, como a textura ou as cores.

Estilo de decoração

Outra dica para escolher o modelo ideal de tapete para sala é analisar como é a decoração desse espaço, afinal, é importante que o tapete se harmonize ao ambiente e também aos móveis como sofás e puffs, e sabendo o estilo de decoração que a sala terá fica mais fácil escolher as cores e estampas do tapete.Para uma decoração clássica, o tapete liso é uma escolha certeira, e além dele também pode-se optar pelo luxuoso tapete de persa, modelo que nunca sai de moda e que garante beleza e sofisticação aos ambientes.Em uma sala moderna ousar nas cores e nas estampas está liberado, já para uma decoração rústica, o tapete como tapete sisal pode ser uma opção mais interessante.

Fonte: ANA DO VIVA DECORA

Clique para ver mais fotos